terça-feira, 19 de abril de 2016

Fiódor Dostoiévski - biografia


 


Bom dia meus amores *-*

Ah! Faz um tempinho que queria postar essa biografia aqui no blog e hoje é dia certo ...
Confesso que conheci esse escritor da trilogia de Gabriel (maravilhoso), em que foi citado o livro "Os irmãos Karamazov"

Estou lendo esse livro, é de uma linguagem "difícil", porém não impossível compreender e confesso que estou me encantando com livros com esse tipo de linguagem ... o conhecimento se torna prazeroso.

Mas, vamos falar um pouco desse escritor russo. :p

----------------------------------------------------------------------------------------------
nasceu:1821
morreu:1881 - 59 anos

Fiódor Miklailovich Dostoiévski, foi um escritor russo e considerado um dos maiores romancistas da história e um dos mais inovadores artista de todos os tempos. Seus livros exploram a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de estados patológicos que levam ao suicídio, á loucura e homicídio. "Romances de ideias", assim são chamados seus escritores. Não podendo esquecer que ele usa muito teologia. Portanto, se você sabe um pouco das passagens bíblicas não terá dificuldade alguma em ler... :))
 Em 1844, dedicou-se á escrita de corpo e alma. Nesse mesmo ano, deixou o exército e escreveu sua primeira obra, Gente Pobre, obra essa que iria fornecer-lhe êxitos da critica literária, cujo o mais influente e crítico da literatura russa Bielinski, o fez acredita que Dostoiévski "a mais nova revelação do cenário literário russo".

 Recordações da Casa dos Mortos - é descrita a sua passagem e visão de quando foi preso na Sibéria por ter participado de um grupo intelectual revolucionário, sob acusação de conspirar contra o Nicolau I da Rússia. E Fiódor não foi exilado (enforcado), por conta de uma carta que que Czar enviou dizendo que sua pena seria trabalhos forçados e exílio.

Admiro muito nós escritores, por sempre fazermos nossos personagens no modelo de um conhecido nosso, até mesmo de "filho, esposo, esposa, irmão" incrível e com Fiódor não é diferentes .... 

Em 1854 foi solto e condenado á quatro anos de serviço no Sétimo Batalhão. Em 1857 se casou com a viúva de seu conhecido e  Fiódor sofria de epilepsia e na noite de nupcias sofreu uma violenta crise de epilepsia.
E Maria Dmitriévna Issáieva, sua esposa e que já tinha um filho de oito anos, ela tinha tuberculose e ela serviu de modelo para Katerina Marmeladova, em Crime e Castigo.

E se eu não em engano em Os Irmão Karamazov á mãe de Alexi e Ivan, sofria de epilepsia e morreu.

Fiódor deixou um legado de influencias na literatura Russa, mas seu reconhecimento definitivo como escritor universal surgiu após os anos 1860, com a publicação dos grandes romances - O Idiota, Crime e Castigo e o ultimo - Os Irmãos Karamazov, que considerado por Freud como o maior romance já escrito.

Publicou também contos e novelas, criou duas revistas literárias e ainda colaborou nos principais órgãos da imprensa russa.


Algumas obras:

  





Entre outras ... 
  Resumi bastante a história de Fiódor, apenas um destaque de suas obras e uma breve passagem de quem ele foi ... espero que gostem e apreciem .... Até a próxima
                                                      :**


em breve algumas cenas dos Irmãos Karamazov :p

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...