terça-feira, 12 de janeiro de 2016

O bom, o bem, o belo e o justo

Booa noite meus amores *-*

Iniciando essa semana com filosofia, postes anteriores postagens foi á Era Pré-Socrática, agora daremos inicio á FILOSOFIA CLÁSSICA, onde falaremos de Sócrates, Platão, Epicuro, Aristóteles e Sêneca  - O BOM, O BEM, O BELO E O JUSTO e só reforçando, o assunto de filosofia postadas aqui no blog, são retiradas da revista Super Interessante.

Filosofia Clássica séculos 5 a.C a 1 d.C
 O pensamento subiu um degrau quando Sócrates começou a fazer perguntas perturbadoras aos atenienses. Na busca pela pureza de qualquer conceito, o pensador não inventou apenas o método socrático, mas também concretou os alicerces da filosofia para os próximos milênios. E abriu caminho para que Platão e Aristóteles tivessem ideias que sobrevivem até hoje.

 Uma breve introdução nessa nova era filosófica:

Entre os séculos 6 e 5 a.C, o mundo grego sofreu uma reviravolta socioeconômica decisiva para o surgimento de pensadores da estatura de Sócrates, Platão e Aristóteles. A cultura agrária e aristocrática da Grécia, que na época reunia cidades-Estados e não formava um país como hoje, deu  lugar á vida urbana e democrática. A nova classe trabalhadora passou a questionar o poder político da monarquia e, por volta de 507 a.C, o reformador Clístenes introduziu um principio crucial que alterou a ordem social na região: a igualdade dos homens perante a lei e o direito de todos participarem das decisões políticas da comunidade. Boa parte dos habitantes podia dar pitaco nas reformas da cidade e expressar opiniões em público (claro que, mulheres e escravos eram exceção).
 Porém era preciso saber falar para ser ouvido. Como no poema de Homero e Hesíodo, o homem ideal era o herói da guerra atlético e corajoso, ou seja, o homem que sabia falar virava até professor, se a formação de um cidadão. O novos professores da classe cidadã era os sofistas, pensadores que se apresentavam como mestres da oratória e da retórica e contestavam tudo e todos. Para os sofistas, o bom cidadão era persuasivo. Quem dominava a oratória ganhava qualquer discussão em uma assembléia na pólis, Certo? Sim, mas não para Sócrates, o pai da filosofia ocidental.
 Sócrates construiu grande parte de seu pensamento e oposição ao sofistas, aos quais acusava de não ter respeito pela verdade. Como podiam defender uma ideia ou outra apenas para obter vantagem? Cade a vergonha na cara? Para o mestre de Platão, o importante era buscar a essência das coisas e do mundo, o conceito de valores como justiça, amizade, amor, beleza e prudencia. A verdade vem da reflexão racional sobre o que nos rodeia e não da percepção ou da opinião. O pai da filosofia distribuía perguntas pelas ruas da capital de Atenas que desconcertavam os cidadãos gregos - O que é a beleza? Você diz que justiça é importante, mas o que é justiça? Por que você pensa o que pensa? - e deu forma e método para a filosofia como a conhecemos hoje.
 Durante o período de ouro na Grécia, a filosofia se debruçou sobre quatro conceitos-chave: o bom, o bem, o belo e o justo.
 Mas para o trio filosófico mais influente da Antiguidade, não havia limites de pensamentos. O trio estava envolvido nas questões: o sentido da vida, justiça social, administração das cidades, a busca da verdade, como ser um bom cidadão. Mas iam além.
 A filosofia clássica foi a mãe das ciências - ideias que vão até o final do século 18.



Hoje, foi apenas a introdução da filosofia clássica, próximo poste será somente de Sócrates
:*

2 comentários:

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...