segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Escrita - regras ou não regras?

Boooa Tarde amores *-*
Feriadão com tempo de chuva ... DLC :)

Respondendo á mais algumas perguntas:
Existe regras para escrever? 
Existe cenários específicos para escrever?
Precisa detalhar os lugares, roupas e afins?
   E as perguntas não param por aí!!!!


  •    Que eu saiba não existe regras para escrever, a unica regra existente é aquela que aprendemos na primeira série: colocar os travessões (-) nas falas dos personagens ou (") aspas nas falas durante uma narração e que tiver alguma fala, ponto e virgula, separar os parágrafos, cada fala dos personagens vai em linha separada, para o leitor não se perder, saber terminar uma capítulo e iniciar outro (esse se aprende com o tempo e não na escola). Quando descrever um cenário no inicio do livro, não precisa descreve-los novamente á não ser que "a sorveteria agora é uma boate", aí sim descreve o cenário trocando apenas esse pequeno detalhe. 

Ex: Voltamos á Rua Grinaldi para a verificação de novas pistas sobre o assassinato que aconteceu há uma semana, porém algo estava diferente, as casas paralelas e de modelo antigo continuaram, olhei mais atentamente e sim, na esquina que antes era uma sorveteria agora é uma boate, muito grande pelo meu gosto e de andar, com dois seguranças bombadão na porta e uma fila enorme de meninas de aparentam ser menor de idade... (é uma breve descrição, só de imaginação). 


 A segunda pergunta, foi á mais interessante e eu li em vários blogs em que os escritores dos postem falam sobre cenários e que todo brasileiro tem que escrever no cenário brasileiro, ok, Brasil tem cenários incríveis e lindos também, mas não é porque é brasileiro precisa escrever dentro do cenário brasileiro.
 Eu mesma, escrevo dentro de um cenário que eu mesma crio (essa incrível capacidade eu tenho), eu não consigo escrever dentro de cenários brasileiros ou estrangeiros srsr, eu mesma crio as cidades com seus nomes, crio os costumes, vida social, cultura, histórias e afins, é tudo na imaginação, nada real, porém nesses cenários eu conto histórias da nossa realidade, ou fantasia (eu ainda escreverei em um cenário real).
 Mas, voltando! O Brasil não tem influencia alguma de literatura dele mesmo e sim dos gringos e como na literatura os gringos dominam (digamos assim), então é óbvio que na hora de escrever o primeiro cenário e nome que vem a nossa mente é: New York, São Francisco, Chicago, Los Angeles, Londres e afins...
Então pessoal que gosta de escrever suas histórias incríveis, não existe cenários específicos e nem mesmo á famosa regra "brasileiro tem que escrever em um cenário brasileiro". Certo, a história é sua e o cenário é seu, sendo ele real ou não.
 Mas, eu não consigo imaginar cenários - sem problema algum: pense em um mundo que você gostaria de viver, regras e culturas que você gostaria que existisse, geralmente os escritores escrevem aquilo que gostaria de viver, eu mesma sou desse tipo. rsrs



 Terceira e ultima pergunta, o muito detalhe nos cenários e personagens acabam perdendo o foco da história e narrativa, como: descrever muito bem os lugar falando até mesmo o formato da rocha ou como a folha da árvore era de um formato, se a rocha e a folha não tem "papel importante" não precisam ser descritos detalhadamente. Li, muitos livros com 400 á 500 paginas e digamos que 250 foi história e 250 de descrição detalhada do cenário, oras tirava uma foto e pregava era muito mais fácil.
 Mas, a história é sua e essa é na verdade uma de minhas dicas, leitor tem interesse nas ações dos personagens, nas falas e conclusões, não tem interesse se a rocha é cinza em forma quadrangular com pontos aos lados e afins...
 Quer descrever cenários e personagens, fiquem á vontade, mas o muito detalhe que leva quase duas folhas, perde o interesse na história. Vamos descrever um castelo: "... era a primeira vez que via um castelo de arquitetura gótica, com os arcos bem ao alto da fachada e dois portões enormes de ferros com a imagem de dois anjos um de cada lado [...] Podia-se ver quatro enormes pilares nas laterais com telhas em formato de chaminé, e sua pintura era uma mistura de marfim com marrom [...] Me conduziram para atravessar os portões, meu ♥ parecia ter gelado de medo com a sensação horrível que tive ao atravessar, mas pela pequena trilha que seguimos até a porta de entrada, as rosas vermelhas do belo jardim que encontrava a minha direita, pareceu ter sugado aquela sensação horrível..."    
 Percebeu, que ao descrever teve ação e sentimento da personagem? E percebeu também que "arquitetura gótica" já lhe fez imaginar um daqueles castelos que vemos muitos em filmes de vampiros? - algumas palavras na descrição e o leitor já capta o cenário. Ao descrever dentro do castelo não pode ser diferentes ou apenas descreva o castelo, sem comparações ou modelos de antiguidade ou modernidade .... Mas são apenas exemplos e minha opinião e se o escritor quer fazer o leitor ver claramente o que ele veja, á decisão é sua ....
 E não á regras para a descrição detalhada em sua história ... É você e você .... Essa é apenas uma dica.


 E antes de encerrar vou falar algo muito importante e que muitos ainda são ingênuos nessa parte, cuidado quando contratar uma editora, seja ela prestadora de serviço ou outras, por que infelizmente, hoje em dia a maioria não apoia seus escritores novos e acabam por nos deixar na mão (experiencia própria), quer ficar reconhecido por suas histórias, 1º registre-as na Biblioteca Nacional, acredito que esta em torno de 20,00 (o preto e branco) lá tem a tabela de preços, comece lançar suas histórias ou poesias pelo Wattpad ou blog ou lance diretamente na Amazon - é digital sim - pelo menos você não ficará com dezenas de livros estocados em sua casa e tendo que participar de feiras em cidades vizinhas para vender seus livros.
   Gente, falo isso por experiencia própria, OK! Mas se você gosta do cheirinho do livro, lhe dou todo meu apoio e desejo o melhor para você :)

 Espero que tenham gostado do nosso enorme poste e até o próximo 
Cooom carinho - 
JANAINA SOBRINHO :*

2 comentários:

  1. Ola anja . to contente de ter conhecido você . sabia . Você escritora que legal .
    ( eu tenho no minimo 3 livros em minha cabeça . minhas três ultima vida )
    se interessar conversar e falar deste assunto .

    ResponderExcluir

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...