terça-feira, 22 de setembro de 2015

Dica na escrita ....

Boa Noite pessoal ....

O poste de hoje será relacionado á perguntas frequentes que venho recebendo...

Vou contar aqui minha experiencia em relação á escrita.
Eu comecei muito nova á escrever livros - 10 anos - eu escrevia poemas, até hoje amo escrever poesias - porém muito nova e sem experiencia alguma, então saia do jeito que saia....
Cinco anos mais tarde, eu passei a ter um computador e abri mais a minha mente em relação á escrita e aumentar mais a minha paixão pela escrita...

Muitos que ingressão agora na escrita já querem começar com o patamar de cima, pedem ajuda para escrever, pedem ideias, algumas dicas - fico feliz quando me pedem - não é errado pedir ajuda - porém - pedem também para que nós edite todo o livro para a pessoa.
1º: eu não sou editora
2º: filho(a) você tem que aprender e ser exigente de você mesmo .... siiiim é horrível editar um livro (experiencia própria), mas é o seu livro, é a sua ideia e é nessa edição que você passa a perceber que aquela ideia não ficou bom, que tem que mudar o cenário, acrescentar algo, retirar algo.
3º: não se apavore em seu primeiro livro, querer ingressar tudo, como um rascunho, escreva errado, sem virgula e sem ponto e quando suas ideias acabarem que deu FIM no livro, volte á edição e arrume - terminou - releia de novo - até você estiver satisfeito com sua ideia.

Não sou chata, sou realista. Pois, eu aprendi á escrever livros, lendo outros livros (não é a toa que tenho uma biblioteca em casa XD) *amo livros*, ou seja, lendo outros livros eu aprendi novos vocabulários, como construir uma cena, diálogos, como o personagem mostra através de ações e pensamentos: sua felicidade, sua tristeza, agonia, enfim .... Como dar um salto no tempo sem aquela agressividade, ordenar um pouco o relato sem o leitor se perder ... enfiim .....
 Foi com outros livros que eu adquiri o pouco da experiencia que tenho hoje, ainda leio muitos livros por amor e para aprender mais vocabulários e abri mais a mente.

Hoje, para você escritor iniciante não ficar perdido e não se perder e desanimar - tem livros do guia do escritor que eu tbm comprei para eu melhorar .... COMO MELHORAR UM TEXTO LITERÁRIO e OS SEGREDOS DA CRIATIVIDADE - comprei os dois livros e super recomendo....

Ressaltando outro assunto: o escritor tem que ter a mente aberta para tudo... Como?
1º se você for escrever um livro e nele tiver um personagem Ateu - você terá que ter a mente aberta para escrever esse personagem, os pensamentos, seus atos enfim ....
2º se no seu livro tiver um personagem gay ou lésbica - você terá que ter a mente aberta para dar vida á esses personagens
3º se um de seus livros tiver um romance entre um jovem e uma senhora, sua mente terá que ser aberta para dar um up nesse casal, mostrar que não é um bicho de sete cabeças - esse amor.
4º se o seu romance for escrito na Itália, Brasil, Estados Unidos, Alemanha, enfim .... Não se esqueça que o leitor vá ficar curioso para saber o que tem nesses países, sua cultura, musica, arte, enfim... e os lugares onde os fatos acontecem, não precisa ser detalhado ao extremo que cansa o leitor, mas uma breve descrição é bom.  ;p
5º: mas eu não concordo com o mundo de hoje: ok ... Então escreva uma história de época - mas, não se esqueça que você terá que ter a mente aberta para escrever a história de época .... Mas muitas coisas naquela época eu não concordo: ok.... Mude-a, não tem regra alguma para você escrever tudo certinho como na atualidade ou na época... Como escrever um livro de vampiro, lobisomem, bruxa, mistica, são personagens inventados - os anos de vidas, suas culturas, enfim ... são todos inventados, portanto, não se intimide em escrever um livro com esses personagens "fictícios", são inventados, assim como sua história e como vá descreve-lo também são inventados -

Lembre-se: você é o personagem principal de sua história e o principal critico de sua obra :p 

OK!!!!!

Dizem que nós escritores somos loucos - acredito que sim, pois para mostrar ao leitor a mensagem que está no livro, nós temos que atuar todos os personagens possíveis e impossíveis (rssrs) que nossa mente construiu. 
 Mas a dica essencial - não desanime da escrita, faça pesquisas para melhorar sua escrita, para sua imaginação se desenvolver, leia todo tipo de livro - não apenas de romance - procure guias para ajudá-lo e o principal: SEJA RÍGIDO COM VOCÊ MESMO.
E mais, não tenha a mente fechada para as coisas do mundo, tenha a mente aberta para tudo - pois, isso é o essencial para dar vida á seus personagens e deixar sua história, mais que especial. :) 

Beijos :*
Janaina Sobrinho!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...