terça-feira, 28 de abril de 2015

Literatura Medieval

Boa Tarde queridos e queridas *-*

Agora definitivamente minha internet voltou (obrigada senhor >.<) .... E abrindo essa bela Terça-feira o poste de hoje é sobre literatura medieval ..... Acredito que muitos ouviram suas características, mas sempre ouviram falar da Literatura Medieval em outro nome.

Mas, vamos lá, para o assunto de hoje...


A Literatura Medieval é um tema vasto, abrangendo essencialmente todas as obras escritas e disponíveis na Europa e além da Idade Média (abrangendo o milênio que vai da queda de Império Romano em cerca de 500, até o inicio do Renascimento Florentino em fins do séc. XV.)
A Literatura dessa época era composto por escritores religiosos.

Línguas:

Naquela época o Latim era o idioma usado pela Igreja Católica Romana, e esse idioma dominava a Europa Oriental e Central, e como a igreja era a unica fonte de educação, então o Latim era uma lingua comum para os escritores medievais.

Anonimato:

Uma quantidade considerável da produção literária medieval é anônima. Isto não se deve somente a falta de documentos de um determinada era, mas também a uma interpretação do papel do autor que difere consideravelmente da interpretação romântica do termo em uso nos dias de hoje. Autores medievais tinham sobre si a sombra dos escritores da Antiguidade Clássica e dos Pais da Igreja e costumavam recontar e embelezar histórias que tinham ouvido ou lido em vez de inventar histórias novas. E mesmo quando o faziam, frequentemente afirmavam estar transcrevendo algo de outro autor. Sob este ponto de vista, os nomes dos autores individuais parecem ter muito menos importância, e desta forma, muitas obras importantes jamais foram atribuídas a alguém em particular.  


Algumas caracteristicas da literatura medieval:

-Usavam pergaminhos para escrever os textos
-Os livros eram feitos á mão e copiados pelos monges copistas.
-Os livros eram ilustrados com iluminuras (desenhos feitos nas margens).
-Idioma era Latim.
-Os livros eram escritos principalmente por monges e integrantes do alto clero (Papa, Bispos e Arcebispos) e como naquela época á maioria da Idade Média não sabia ler, então os livros eram restritos para a Nobreza e o Clero.
-Os livros eram religiosos.

-A partir do século XII começam ser escritos textos relatando feitos heroicos, guerras e batalhas, Cruzadas e a vida dos cavaleiros medievais. Neste contexto, destaca-se o Ciclo Literário Arturiano, que se refere ao Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda.

Escritores Medievais, principais:

-Boecio
-Geoffrey Chaucer
-Giovanni Boccaccio
-Santo Agostinho
-São Tomás de Aquino
-Paio Soares de Taveirós
-Dante Alighieri

Apenas, um resumo da Literatura Medieval, pois tem a Litertura Medieval Espanhola, Italiana e afins.... 
O interessante era como era feito os livros, abaixo algumas imagens ....




 
 Fontes: Google e outros sites....

Espero que gostem e até o próximo poste 
:*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...