segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Literatura brasileira

A literatura brasileira é muito rica na poesia, prosa, conto, enfim...

A literatura brasileira surgiu a partir da atividade literaria incentivada pelos jesuítas após o descobrimento do Brasil no século VXI. Bastante ligada á literatura metropolitana, ela foi ganhando independência com o tempo, iniciando o processo durante o século XIX com os movimentos romantico e realista. A partir do Modernismo e suas gerações as primeiras escolas de escritores verdadeiramente independentes. São dessa época grandes nomes como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, João Guimarães Rosa, Clarice Lispector e Cecilia Meireles.


Prosa

O primeiro documento que pode ser chamado de Literatura Brasileira é a carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I de Portugal, em que o Brasil é descrito em 1500.

Aproximadamente em 1836, o Romantismo afetou a Literatura Brasileira e nesse período, pela primeira vez, a literatura nacional tomou formas próprias, adquirindo caracteristicas diferentes da literatura européia. O Romantismo brasileiro teve como seu maior nome José de Alencar e exaltava as belezas naturais do Brasil e os indigenas brasileiros. 
Um exemplo de livro no qual eu li e gostei muito chamado - Iracema que conta a historia da índia que se apaixona pelo homem branco...

Logo em seguida, veio o Realismo expandindo-se pelo país, principalmente pelas obras de Machado de Assis (fundado da Academia Brasileira de Letras). 
Uma de suas obras que eu tive o prazer de ler e me apaixonei chama-se "Dom Casmurro"...

...

Poesia

A poesia brasileira, como toda a literatura nacional, também está dividida em vários movimentos literarios. 

O primeiro movimento é o Barroco, cujo principal poeta é Gregório de Matos, que chegaram aos dias atuais pela tradição oral, já que ele nunca publicou em vida, então ficou como marco inicial do barroco o poema Prosopopéia de Bento Teixeira, com estilo inspirado em Camões.

Após o Barroco incia o Arcadismo e tem como destaque Claudio Manoel da Costa, Tomás Antonio Gonzaga, criador de Marilia Dirceu, e Alvarenga Peixoto.

Em seguida vem a fase romantica, com pelo menos tres gerações; contando com poemas que evocam o patriotismo, como Canção do Exilio de Gonçalves Dias, da 1º geração; Na 2º fase entra Alvares de Azevedo apresentando certa obsessão pela morte; Na 3º fase aparece Castro Alves, um dos mais conceituados poetas brasileiros de todos os tempos, autor de Navio Negreiro. Era a época dos escritores abolicionistas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...