sábado, 13 de julho de 2013

Imagens de Catedrais

 Porta do Sarmental - Catedral de Burgos
 Outra escultura na Catedral de Estrasburgo chamada de Pilar dos anjos.

 Arte gótica - estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental.


Agora entramos em outro assunto: gótico primitivo, gótico radiante e gótico flamejante ...
Gótico primitivo (1140 a 1190) O Circulo - entre todas as figuras - e o movimento circular - entre todos os movimentos - sao soberanamente perfeitos porque neles se verifica o retorno aos principios.

Gótico radiante (1190 a 1350) Una e simples no seu principio a luz divina se divide e se diversifica na medida em que as criaturas intelectuais se afastam como linhas de um centro.

Gótico Flamejante (1350 a 1500) Rosácea com chamas Cruzamentos numerosos de ogivas: Ogivas abatidas, Ogivas com Cortinas Colunas cilindricas sem capitel. Preponderancia da decoração sobre a arquitetura Arcobotantes enfeitados.
  

A catedral gótica é um espelho desta época que coincide com a condenação de Abelardo, com o começo das obras de Saint-Denis, com a suma teologica de Alexandre de Hales e o ensinamento publico de Aristóteles.
A partir de 1231 emerge progressivamente um novo estilo que se caracteriza pela verticalidade, pilares fasciculados e edificação de paredes e vidros. A origem do gótico radiante pode ser situado em Paris.

Mais tarde, certos elementos da arquitetura gótica sao utilizados com fins essencialmente decorativos. É o caso do cruzamento de ogivas que torna-se mais complexo até perder seu sentido. 


 Gótico Primitivo

 Gótico Radiante
 Gótico Flamejante

O estilo gótico-romancio é inconfundivel. O requintado interior traz afrescos e vitrais de dois mestres de pintura italiana, embora a maior atração seja mesmo a colorida fachada, inteiramente decorada com mosaicos e marmores, repleta de delicados relevos, que fez sua fama se espalhar pelo mundo. 

Em Milão espanta-nos a beleza exuberante do Duomo, maior catedral gótica da Itália: é de tirar o folego. Sua construção, que durou 500 anos, começou em 1386 até o século XIX e objetivava abrigar toda a população da cidade, aquela época em tornou 40.000 pessoas.   
 E novamente essa belezura enche meus olhos só de olhar e muita curiosidade para conhece-la....

Daí chamar-se de Duomo de Milao significa chamar Casa de Milão. É possivel passar uma tarde em seu interior apreciando as obras de arte, incluse a incrivel estatua de São Bartolomeu carregando a própria pele.
DUOMO DE MILAO (Casa de Milão) Unica Catedral gótica italiana no estilo frances. Razão essa a demora de sua construção. Os artistas italianos se negavam a trabalhar termina-la por nao ter caracteristicas romanas.
 Quanto mais eu vejo para essa coisa linda me dá mais vontade ainda de ir até Milão somente para conhecer ... 

Os postes sobre Catedrais termina por aqui....








Nenhum comentário:

Postar um comentário

A Transformação de Raven - Livro

Boa noite pessoal ^-^ Saudades de escrever no blog *o* Assim como a Trilogia de Gabriel teve uma postagem, essa Trilogia também terá. Do...